terça-feira, 9 de julho de 2013

Estudo Bíblico: Introdução



AMADAS(OS) IRMÃS(ÃOS)

Devido as dificuldades de, como Igreja, nos encontrarmos para juntas(os) fazermos um estudo mais aprofundado da Bíblia; e sentindo a grande necessidade de conhecermos e entendermos mais e mais sobre nossa história como cristãs(ãos), resolvi preparar alguns estudos bíblicos para, estudarmos; lembrando e/ou aprendendo um pouco mais da nossa regra de fé e prática(Sl 119.97-112; 2Tm 3.16-17).

Através de esforços humanos, para justificarem a sua fé, homens e mulheres procuram conceituar a presença de Deus e suas ações para com eles(as), dando a isso o nome de Teologia. A palavra Teologia vem do grego Theos = Deus e Logia = estudo. Estudo de Deus ou estudo sobre Deus.
Dando um conceito para Teologia poderia dizer que é uma tentativa humana de, cientificamente, objetivar a compreensão, interpretação e percepção de um fenômeno, tomando como ponto de partida a sua existência, ou seja, a partir do crer na existência de Deus; perceber, compreender e interpretar esse Deus.

DENTRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS DE TEOLOGIA TEMOS:

TEOLOGIA NATURAL – A Teologia Natural designa uma ciência que é baseada somente naqueles fatos concernentes a Deus e seu universo que estão revelados na natureza.

TEOLOGIA REVELADA – Este termo designa uma ciência que está baseada somente nos fatos concernentes a Deus e seu universo que estão revelados nas Escrituras da verdade.

TEOLOGIA BÍBLICA – A Teologia Bíblica designa uma ciência que tem como alvo investigar a verdade a respeito de Deus e seu universo com o seu desenvolvimento divinamente ordenado e o ambiente histórico, como está demonstrado nos vários livros da Bíblia. Ela é a consideração histórica da verdade bíblica como foi originalmente dada em sua proclamação profética.

TEOLOGIA HISTÓRICA – Uma ciência que traça o desenvolvimento da doutrina e está preocupada, também, com as variações sectárias distintas (Seitas) e com os desvios heréticos da verdade bíblica que tem aparecido durante a era cristã.
TEOLOGIA DOGMÁTICA – Verdade teológica sustentada com certeza.
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO – Assim designada por ser restrita a essa porção das Escrituras Sagradas (Antigo Testamento).

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - Assim designada por ser restrita a essa porção das Escrituras Sagradas (Novo Testamento).

TEOLOGIA PRÁTICA – Diz respeito à aplicação da verdade aos corações dos homens e mulheres.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Uma ciência que segue um esquema humanamente legado ou uma ordem de desenvolvimento doutrinário e que se propõe a incorporar em seu sistema toda a verdade a respeito de Deus e seu universo criado.

Dialeticamente a Teologia situa-se numa sequência de movimentos que terminam em Deus.
Com o passar do tempo foram surgindo novos enfoques sobre Teologia com conceitos e estruturas, resultando em novos grupos teológicos. Podemos citar: a Teologia da Cruz, a Teologia da Esperança, a Teologia da Evolução, a Teologia das Religiões, a Teologia Feminista, a Teologia Africana (Negra), a Teologia Asiática, a Teologia Índia, a Teologia da Libertação, a Teologia da Prosperidade, dentre outras.

Nessa primeira sequência de estudos iremos destacar a Teologia Bíblica; embora podemos utilizar outros tipos de conceitos teológicos.

Como já sabemos, a Teologia Bíblica tem a função de, acuradamente, interpretar os livros da Bíblia a partir dos seus relatos históricos sob uma investigação profunda. Por isso, sob a orientação do divino Espírito Santo, possamos nos abrir para as informações que aprenderemos e/ou lembraremos mais uma vez.

Obs. Não havendo entendimento ou havendo discórdias sobre os estudos ou partes deles, poderemos em momentos programados, estudarmos juntos(as) e buscarmos um entendimento comum.

MENSAGEM PASTORAL

A cada tropeço que você der em alguma pedra na caminhada da sua vida; e suportando as dores você superar e tomar como estímulo para caminhar mais uma milha, estarás provando a si mesmo(a) que pode alcançar o alvo almejado no ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário